O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Não há uma fórmula para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, ou tem tendência suicida. No entanto, um indivíduo em sofrimento pode apresentar certos sinais como:
A prevenção ao suicídio é possível através da observação dos sinais de alerta descritos acima, que não devem ser considerados isoladamente. Estes fatores que vulnerabilizam o indivíduo, ainda que não possam ser considerados como determinantes para o suicídio, devem ser levados em consideração, principalmente se o indivíduo apresenta outros sinais de alerta. (FONTE: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio)
O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF através do Núcleo Integrado de Gestão e Acompanhamento Psicopedagógico – NIGAPp,desde 2017, realiza o Plantão Psicológico como uma das ações de Responsabilidade Social. Até 2018, 241 pessoas da comunidade foram atendidas no mês de setembro, no qual se referencia o combate e prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo.
Em 2019, o plantão psicológico acontecerá no período de 09 a 30 de setembro, de segunda a quinta-feira, no horário de 14h30 às 17h30. Dentro dessa ação, haverá também o trabalho de conscientização que será realizado pelos alunos da turma do 2º período do curso de Enfermagem sob a orientação da Profª Ma. Dayanna Gomes.