In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Clique e saiba mais

CPA

A+ R A-

VISITA TÉCNICA AO PORTO DE ITAQUI

 

Alunos do 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IESF - Instituto de Educação Superior Franciscano realizaram no último dia 16 de novembro de 2016 uma visita técnica ao Porto do Itaqui, em São Luís sob a orientação do Professor Edson Valdo Ferreira Lobo.

Segundo o professor Edson Lobo, a equipe de alunos foi muito bem recebida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a visita técnica foi bastante proveitosa para a finalidade planejada.
O Porto do Itaqui, juntamente com os terminais privados da Vale integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país. Em relação aos demais portos brasileiros. O Porto do Itaqui é o que apresenta o melhor custo-benefício para os mercados nacional e internacional.

A visita técnica contou com uma brilhante palestra do Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da EMAP, Luiz Claudio Farias. Na palestra foram apresentados os planos de investimento no porto e um panorama da configuração atual, também foi possível conhecer “in loco” os berços do Porto Público onde os alunos puderam observar as operações logísticas e as empresas que mais investem atualmente no Porto como a SUZANO PAPEL E CELULOSE, que é uma empresa brasileira de papel e celulose. É a segunda maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder regional no mercado de papel, com cerca de 30 marcas em quatro linhas: cutsize, revestidos, não revestidos e papel-cartão. Possui sede em Salvador e sede administrativa na cidade de São Paulo, além de operações globais em aproximadamente 60 países, e já está também em Imperatriz no Maranhão para desembarcar sua produção pelo Porto do Itaqui.
Os alunos viram o Armazém da Suzano e a TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão) cujo projeto estruturante transformará o Itaqui no principal porto exportador de grãos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Porém, o que mais impressionou os alunos foi quando o Palestrante falou sobre esse MAPITOBA, área formada pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do nordeste do Estado do Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás, cuja previsão é que sejam movimentadas 10 milhões de toneladas de grãos anuais provenientes dessa região. Essa palestra trouxe esperança aos alunos de mais empregos na área logística, pois a movimentação no porto trará consequentemente mais operações nas ferrovias, rodovias, estradas, e empregarão mais empresas terceirizadas na produção e venda de produtos e prestação de serviços. Outros alunos comentaram também sobre a segurança e aumento da estrutura do porto trazendo mais divisas para o nosso estado e mais empregos para muitos maranhenses.

Esta foi uma oportunidade sem precedentes, pois acreditamos que os alunos puderam entender que para ser um profissional bem sucedido e disputado no mercado, é fundamental uma educação solida e de qualidade, e para isso, é necessário ultrapassar os muros da faculdade. O IESF entende que o ensinar requer ir além das quatro paredes da sala de aula, e entendendo esta missão, já estamos programando nossa próxima visita.