In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Clique e saiba mais

CPA

A+ R A-

Por trás da CENA

O SESC, através do Programa Cultura, configura-se como um espaço de estímulo à produção cultural. Formação e aprendizado são características que descrevem bem as ações da Atividade - Desenvolvimento Artístico e Cultural. São cursos, oficinas, workshops, palestras, objetivando o aprendizado e o desenvolvimento de técnicas para a criação artística e aprimoramento daqueles que produzem e consomem cultura. Através dessas ações, comerciários, dependentes e a comunidade podem usufruir de momentos culturais, que somados, visam desenvolver, difundir e preservar o conhecimento por meio do incentivo à cultura e da propagação das artes, que resulta em ganho social promovendo inclusão e democracia.

Nesse contexto, o Projeto ‘Por Trás da Cena’ anseia em 2011 a realização de cursos de Artes Cênicas nas linguagens de Teatro, Dança e Circo, possibilitando a formação de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas, universitários, moradores das comunidades, educadores e interessados em geral. Não somente, mas também dar ao público participante a oportunidade de aprender técnicas teatrais, circenses e de dança, de estabelecer intercâmbio com artistas e, sobretudo experienciar um universo multifacetado e dialógico.

Maria Carolina Aragão – Técnica de Cultura do SESC-MA.

. Direção teatral e produção de espetáculo

Este é um dos cursos que faz parte do Projeto ‘Por Trás da Cena’, que será realizado na comunidade de Paço do Lumiar, e tem como finalidade desenvolver habilidades nos indivíduos que gostem de trabalhar com a criação, ou seja, com tudo que funciona dentro do palco e atrás dos palcos como: Tema e Estética do espetáculo, Elaboração de Roteiro, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia, Caracterização, Trabalho com os atores, além de evidenciar as minúcias de como criar um sistema de Pré-Produção específico. Consiste também em uma aprendizagem coletiva, onde o indivíduo pode desenvolver suas capacidades de comunicação, inter-relação, bem como, vivenciar uma experimentação prazerosa, na qual, estimula a criatividade transmitindo o conhecimento de todo o aparato técnico que consiste em uma montagem espetacular.

Rosianne Silva de Jesus – Pesquisadora e Atriz

Encaminhamento das atividades

I Módulo:

Corpo como Instrumento de Criação: Problematizando o corpo.

  1. Autoconhecimento físico. 
  2. Jogos de Integração. 
  3. Jogos Teatrais. 
  4. Jogos Dramáticos.
  5. Exercícios de Improvisação.

 II Módulo Compacto:

Convenções e Códigos Teatrais: Experimentação com os elementos da Linguagem.

  1. Improvisação com Luz.
  2. Pensando Cenários.
  3. Brincando com o texto.
  4. Criando Roteiros.
  5. Experimentação de sons.
  6. Caracterizando personas.
  7. O ator e seu personagem

 III Módulo Compacto:

GT’s Mergulhando em Cena:

  1. Distribuição das Funções.
  2. Escolha da Estética do Espetáculo.
  3. Processo de Criação das Cenas.
  4. Aspectos de Pré-produção.

IV Módulo:

Montagem final: Espetáculo

  • Ensaios e divulgação à comunidade do que os grupos produziram ao longo do Processo.

 Obs: Os módulos compactos funcionam simultaneamente.