In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Clique e saiba mais

CPA

A+ R A-

Honorina Carneiro, a nova Doutora do IESF

A Diretora Geral e também professora do Instituto de Ensino Superior Franciscano, Honorina Maria Simões Carneiro foi nomeada Doutora pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Araraquara.

A professora defendeu a tese no dia 17/03/2011 em Araraquara-SP. A tese intitulada “As formas de tratamento tu/você no português falado ludovicense”, sob a orientação de Profª. Drª. Odette Gertrudes Luiza Altmann de Souza Campos, versa sobre o usos das formas de tratamento tu e você na cidade de São Luís, apresentando o tu como uma marca identitária da capital e abordando aspectos históricos, sociais, geográficos e estruturais que justificam o fenômeno. Também sua importância ampliada, por suas contribuições às pesquisas sociolinguísticas no estado do Maranhão.

O doutorado rendeu várias apresentações em Congressos Nacionais e também em Internacionais. Eventos como ABRALIN EM CENA, 56º Seminário do Gel, SELIN fazem parte da extensa lista de participação da nova Doutora em acontecimentos nacionais. Já o Congresso Internacional Línguas Pluricêntricas – Variação lingüística e dimensões sociocognitivas e o Congresso Internacional de Lingüística e Filologia Românica, renderam à Prof. Honorina Carneiro apresentações e publicações nos países europeus Espanha e Portugal.

A titulação de Doutora é uma conquista de vida que alegre a todos e incentiva aqueles que estão traçando esse caminho. Ao cumprir esta árdua tarefas, a Prof, Honorina mostrou sua força e ensinou a muitos que, como bem disse Gonçalves Dias: “A vida é combate que os fracos abate os bravos os fortes só podem exaltar”.

Agora, a professora doutora se prepara para se dedicar aos seus trabalhos no IESF e no IFMA, de queixo erguido e com a certeza de dever cumprido, para orgulho próprio, de sua família, amigos, funcionários e de todos aqueles que a conhecem e a admiram.