Normas para Submissão

Os artigos são de responsabilidade de seus autores e deverão discutir ideias e apresentarem resultados de pesquisa.

OS ARTIGOS CIENTÍFICOS DEVEM SER APRESENTADOS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

As orientações para apresentação do artigo estão contidas na NBR 6022 em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e considera os seguintes elementos:

Pré-textuais: título, e subtítulo (se houver), autor(es), resumo e palavras-chave;

Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão;

Pós-textuais: título, e subtítulo (se houver), resumo e palavras-chave em língua estrangeira, notas explicativas (opcional), referências, apêndice (opcional) e anexo (opcional).

O título do artigo deve ser colocado de forma centralizada em caixa alta e em negrito. Colocar por meio de nota de rodapé as credenciais do(s) autor(es) na primeira folha, utilizar o *(asterisco) ao final dos nomes para a remissiva. O resumo em tamanho 10 e espaço simples entre linhas, com no máximo 250 palavras, as mesmas orientações devem ser aplicadas ao resumo em língua estrangeira.

Para o texto, utilizar as seguintes margens: esquerda e superior: 3,0cm; direita e inferior: 2,0cm. O texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm, tamanho da fonte 12, times new roman, tamanho da fonte 10 para as citações longas e legendas de ilustrações em espaço simples, deve apresentar recuo de 2,0cm à margem esquerda e recuo de 4,0cm à margem esquerda para citações longas. A paginação é contada a partir da primeira folha e numeração visualizada na segunda.

Para as seções do trabalho considera-se:

  • primárias: caixa alta em negrito;
  • secundárias: caixa baixa em negrito;
  • terciárias: caixa baixa sem negrito;
  • quaternárias: caixa baixa itálico sem negrito
  • quinárias: caixa baixa sem negrito.

Em relação à extensão, o artigo deverá ter no mínimo de 10 e no máximo 25 laudas, excluídos apêndice e anexo. As ilustrações podem ser usadas normalmente no artigo. No que se refere às siglas, aparecendo pela primeira vez no texto devem constar após a forma por extenso entre parênteses.

As referências deverão atender às especificações da NBR 6023 e as citações da NBR 10520 em vigor da ABNT.