Graduação em Pedagogia

Portaria do MEC
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO Nº 2.427, de 13 de novembro de 2001 PORTARIA DE RECONHECIMENTO Nº 223, de 14 de março de 2007

Objetivo do Curso
Formulado de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)- Lei nº 9.394/96 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Graduação em Pedagogia tem por objetivo a formação de profissional crítico-reflexivo com domínio de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos para atuar com competência nos diversos espaços sociais em que se processa a educação.
O aluno de Pedagogia recebe formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para o exercício da Administração Escolar.

Principais atividades do Pedagogo

  • Ministrar aulas na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
  • Orientar professores, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino;
  • Organizar currículos e calendários escolares;
  • Realizar planejamento na área educacional, visando projetar as etapas do processo de ensino para que ele tenha qualidade;
  • Trabalhar em espaços escolares e não escolares e em secretarias de educação, desenvolvendo projetos educacionais.
  • Realizar sindicância e processos administrativos na área educacional;
  • Desenvolver trabalhos com orientação vocacional.

Área de atuação

O pedagogo pode atuar em instituições voltadas para o ensino de crianças, jovens e adultos, em instituições que atendam pessoas portadoras de necessidades especiais, assim como na formação continuada e treinamento funcional em escolas e empresas. Pode atuar na administração escolar, na coordenação de cursos de aperfeiçoamento do ensino e suas técnicas, na docência dos níveis da educação básica: educação infantil, ensino fundamental. Em universidades realiza o planejamento, orientação e coordenação de atividades técnico-pedagógicas e administrativas do ensino. Pode atuar, ainda, no trabalho com educação que atenda pessoas portadoras de necessidades especiais e na supervisão de ensino em empresas, na área de Recursos Humanos, assim como na realização de estudos e pesquisas nas áreas pertencentes a educação.

Duração 4 anos
Turno de Funcionamento Diurno e noturno

Coordenadora:
Prof. Esp. Jeruza Maria Ribeiro Simões